O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
Software Livre é todo programa de computador que respeita a autonomia dos usuários e suas liberdades de executar, estudar, adaptar, melhorar e compartilhar.
Um programa, desde sua criação em uma linguagem de alto nível, é manipulado por um grande conjunto de outros programas que traduzem seu código para linguagem de máquina e controlam sua execução no computador. Este conjunto de programas recebe a denominação genérica de software de sistema e é o objeto de estudo deste texto.
Software aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica, em geral ligadas a processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. Sua natureza é diferente de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outros softwares lúdicos.
A CPU (Central Processing Unit em inglês, ou Unidade Central de Processamento), microprocessador ou Processador é a parte de um computador que interpreta e leva as instruções contidas no software. Na maioria das CPUs, essa tarefa é dividida entre uma unidade de controle que dirige o fluxo do programa e uma ou mais unidades de execução que executam operações em dados.
Em nossos estudos trabalharemos em que a entrada de dados será as variáveis iniciais que definirmos em nosso script. Pois podemos ter entrada de dados de diferentes fontes como modem, leitor ótico, cd etc.
Será onde ocorrerá à lógica, o processamento, que retornará a saída de dados.
Nossa saída de dados será o nosso próprio monitor, pois a saída de dados pode ser uma impressora, disco etc.
Diogo Miguel Rocha Carvalho (;